como utilizar as tecnologias na sua sala: aula com o tema lixo

O LIXO COMUNITÁRIO: consciência e responsabilidade
                                                       Eronilda Brito Sarmento Amoras

Dados da Aula

 
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Desenvolver a produção da leitura e escrita;
2. Produção verbal;
3. Conscientizar a comunidade do problema lixo;
4. Despertar o senso crítico;
5. Conscientizar sobre  doenças trazidas pelo lixo;
6. Conhecer as responsabilidades governamentais.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos e um dia para a exposição (culminância)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1. Conceitos básicos sobre o gênero em todas as séries:
2. Conversa de Conscientização do tema lixo;
3. Notificar o tipo de gênero que será desenvolvido;
4. A natureza do gênero:  noticia;
5. As características estruturais: o quê, quem, como, onde, quando, por quê.

Estratégias e recursos da aula

EXECUÇÃO DA PRIMEIRA AULA:  Sala de aula
Na sala de aula conversará sobre  tipos de gêneros textuais, bem como, apresentará o  gênero estruturado em uma notícia (  noticiário) e introduzirá o lixo como tema condutor, explanando  a  importância  da conscientização  referente aos cuidados do mesmo.
Logo em seguida, os alunos irão ao laboratório de informática para assistirem ao vídeo do youtube “Lixo'' disponível no link:
http://www.youtube.com/watch?v=WA50mtW7BJI&feature=related
MOMENTO EXTRA-CLASSE
Os alunos serão divididos em duplas para que possam observar alguns locais em sua comunidade e lugares públicos   que não satisfaz com a forma correta da coleta de lixo; de posse de câmera digital ou celular com câmera,  os alunos irão coletar imagens e fotografias que retratem aspectos da aula para fundamentar a notícia e elaboração do documentário e criação dos murais que serão desenvolvidos. Documentarão um fato gravado de noticiário televisiva ou  rádio para expor na culminância.
Desenvolvimento
EXECUÇÃO DA SEGUNDA AULA:  Produção do gênero textual (notícia)
Produzir no Word o que será colocado como conteúdo referente ao lixo e utilizado no documentário por cada turma, ou seja, o conteúdo do que será falado no vídeo por turma dividido em equipes (Língua portuguesa)
Execução da terceira aula: Criação do  documentário
 As equipes farão seus documentários referentes ao lixo seguindo o roteiro sugerido:
1. Escolha do tema;
2. Organização do conteúdo, ou seja, o que será abordado (falado);
3. Montagem, onde os alunos farão as  filmagens.
Execução da quarta aula: Criações dos murais
Elaboração dos murais, utilizando as fotos retiradas da realidade comunitária,  expondo-os para a escola e comunidade (língua portuguesa e arte)
Execução da quinta aula: exposição (culminância)
As equipes apresentarão e colocarão em exposição os jornais televisivos, os murais com as fotos e os documentários produzidos.
Mídias, tecnologias e materiais a serem utilizados
1. Máquina digital: tecnologia para arquivar imagens  para armazenamento de fotos;
2. Mural escolar;
Avaliação
1. Atividades: orais e escritas;
2. Participação do aluno;
3. Exposição dos documentários e murais.